Os avanços e desafios do setor energético

Entre 20 e 22 de março, a cidade de Rio Branco, Acre, foi palco do XXV Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia da Região Norte. O evento contou com a participação do Conselho de Consumidores da Enel Rio, representado pelo presidente em exercício, Ezequiel Siqueira, e pela conselheira Marta Menezes. Destacou-se também a contribuição do conselheiro Manoel Neto, como palestrante do evento.

Ezequiel Siqueira, representante da classe rural, trouxe reflexões sobre as práticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa abordadas no encontro. “Fiquei particularmente tocado pela iniciativa das empresas energéticas em criar viveiros de mudas. Esse esforço em direção ao reflorestamento agroecológico é um marco significativo”, ressalta Siqueira. Ele também enfatizou a importância de reduzir a terceirização de mão de obra, uma ação que pode elevar a qualidade dos serviços ao consumidor.

Por sua vez, Marta Menezes destacou a diversidade e abrangência do encontro, que reuniu líderes, especialistas, reguladores e representantes de variados segmentos da sociedade, incluindo a imprensa e o PROCON, de vários estados do Brasil. “Foi emocionante ver como temas de destaque, como a energia alternativa e as realidades dos consumidores isolados na região norte, foram abordados. A implementação de painéis solares fotovoltaicos em áreas remotas é uma luz de esperança e inovação para comunidades que, até então, viviam sem acesso à energia elétrica”, destaca Marta.

As discussões sobre transição energética e modernização do sistema elétrico também foram pontos altos do encontro, tocando diretamente em questões de eficiência energética e políticas públicas. “A experiência do conselheiro Manoel Neto nos ajudou a vislumbrar o caminho a ser seguido para a modernização do nosso sistema elétrico”, afirmou a conselheira.

O XXV Encontro foi uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências entre os conselhos de consumidores de energia elétrica de diferentes estados; ele também ressaltou a necessidade de incorporar práticas sustentáveis e eficientes no setor. As ideias e lições compartilhadas servirão como alicerce para ações e políticas futuras, visando aprimorar o setor energético no Brasil, com especial atenção às áreas mais desassistidas e remotas do país.

Fonte: Comunicação Conselho de Consumidores da Enel Rio