O processo de Revisão Tarifária Periódica da Enel começou a ser discutido pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel nesta terça-feira (13) em reunião da Diretoria, em Brasília. Ficou determinado que haverá uma consulta pública para obter subsídios e informações adicionais para aperfeiçoamento do processo de revisão.

Fabiano Silveira, presidente do Conselho de Consumidores da Enel Rio participou da reunião e destacou a importância de uma revisão justa para os consumidores do Estado do Rio.

“É fundamental dizer que para além do equilíbrio econômico-financeiro da concessionária, devemos também nos preocupar com a capacidade de pagamento do consumidor fluminense. Os percentuais de aumento na conta de energia estão muito acima dos aumentos dos trabalhadores”, alerta.

Fabiano lembra ainda que também é necessário verificar outros pontos importantes no processo de revisão, como por exemplo as chamadas perdas não técnicas, referente a furtos de energia.

“A conta do furto de energia é dividida por todos os consumidores. Os índices de perdas não técnicas estão além do autorizado na última Revisão Tarifária Periódica. Não podemos penalizar os consumidores que pagam suas faturas em dia, por conta da omissão do Estado”.

Além da revisão tarifária periódica, que acontece a cada cinco anos, há outros processos de Revisão Extraordinária abertos pela Enel Rio.

“Nunca sabemos o real aumento da conta de energia porque temos diversos processos de revisão tarifária acontecendo. Faço um apelo à Aneel que finalize esses processos e nos dê a noção real desse aumento”, finaliza.

A divulgação do percentual de aumento na conta de luz será realizada em 15 de março de 2023. A consulta iniciará no dia 15 de dezembro e irá até 30 de janeiro, com a realização de uma audiência pública em Niteroi no dia 25 de janeiro.

Fonte: Comunicação Conselho de Consumidores da Enel Rio