Após anúncio de quitação antecipada de empréstimos valor de reajuste anual é reavaliado.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou hoje (26) a nova tarifa para as contas de energia da Enel Distribuição Rio. A Redução será de 1,92% nas contas, totalizando um reajuste médio final de 7,59% em 2019.

No início de março a Agência havia autorizado um aumento médio de 9,7% para os consumidores da Enel Rio levando em consideração valores da Conta de Desenvolvimento Energético, no entanto no último dia 20 de março foi anunciado pela ANEEL um acordo para pagamento antecipado de empréstimo realizado para ajudar as distribuidoras de energia a pagarem o custo extra gerado pelo uso mais intenso das usinas termelétricas em 2014.

A antecipação do empréstimo vai retirar das tarifas de energia dos consumidores brasileiros R$ 6,4 bilhões em 2019 e R$ 2 bilhões em 2020. O efeito tarifário da operação é uma redução média de 3,7% nas tarifas de 2019 e de 1,2% em 2020.

Para Manoel Neto, Presidente do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Rio os valores irão aliviar o bolso dos consumidores.

“Apesar de acreditar que a redução irá ajudar os consumidores, nós sabemos que não será o suficiente para retirar o impacto dos últimos aumentos. Está cada dia mais difícil pagarmos as contas de energia. Estamos lutando também para promover uma redução de impostos”.

O diretor-geral da ANEEL, André Pepitone reforçou a necessidade de atuação de diversas frentes para reduzir o valor da tarifa de energia elétrica. “Precisamos de uma atuação conjunta, a ANEEL está fazendo sua parte na busca pela redução tarifária, mas para avançarmos é necessária a atuação do Congresso Nacional e dos Estados para a diminuição de impostos e subsídios”, completou o diretor.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conselho de Consumidores da Enel Rio